Produtividade

Dicas para se dar bem na prova de residência médica

Após receber o seu diploma, o médico recém-formado se depara com mais um desafio: a prova de residência médica. Esta prova é fundamental já que permitirá que o profissional se especialize em alguma área da medicina.

No entanto, também é considerada uma das provas mais difíceis para qualquer jovem médico, pois abrange todos os assuntos estudados ao longo dos seis anos de curso de uma só vez. Nesse sentido é preciso focar nos estudos com muito mais afinco, seja sozinho ou por meio de um curso para prova de residência.

Para tanto, hoje você vai conhecer as principais características de uma prova de residência médica, as possíveis etapas e, é claro, várias dicas de como melhorar seus estudos e, consequentemente, garantir a sua vaga dentro da instituição que você deseja.

Veja também: Como melhorar a concentração no estudo.

Como funciona a prova de residência médica?

Como passar na prova de residência médica

Como já adiantamos, a prova de residência médica é o meio de entrada de um médico recém-formado para a especialização desejada. Cardiologia, clínica geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia e otorrinolaringologia são exemplos de algumas dessas especializações.

Acontece que as vagas para ingressar na residência são muito menores em quantidade que as para o ingresso na faculdade. O resultado é uma prova mais concorrida e difícil que, por isso mesmo, acaba sendo muito temida pelos novos profissionais.

De modo geral, existem três etapas: a teórica, a prática e a entrevista. A depender da instituição escolhida, o candidato terá duas ou três etapas. No entanto, em todas elas, a parte teórica é exigida. Ela abrange questões de múltipla escolha com as cinco principais áreas da medicina.

A segunda etapa é a prova prática, na qual o candidato deverá passar por cinco estações com situações semelhantes à vida real, os chamados casos clínicos. A terceira corresponde à entrevista, além da avaliação do currículo. Apesar de ter um peso menor, pode ser um diferencial na hora de passar na residência.

Como se dar bem na prova de residência?

prova de residencia medica

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o funcionamento da prova de residência médica, confira as melhores dicas para que você tenha um melhor desempenho e conquiste a sua vaga na especialidade dos seus sonhos.

Crie uma rotina de estudos

Essa dica vale para toda e qualquer pessoa que deseja passar em uma prova, seja ela uma prova de ensino médio, faculdade, concurso público ou, no seu caso, residência. É preciso criar uma rotina de estudos, com horários específicos para manter a concentração e o melhor entendimento dos conteúdos.

Dê um tempo nas redes sociais

Hoje em dia é difícil ficar sem o celular na mão, mas, num momento decisivo como esse, o querido smartphone precisa ser deixado de lado. Desative as notificações dos aplicativos e estipule um tempo máximo para olhar as redes sociais. Nada de ficar horas navegando e perdendo o seu valioso tempo.

Estude as cinco grandes áreas da Medicina

Há muito conteúdo para ser relembrado, mas o foco deve se voltar para as cinco grandes áreas da Medicina. São elas: cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina preventiva e pediatria. Elas devem ser o seu norte na hora de estudar.

Pratique com provas dos anos anteriores

Não dá para ficar apenas na teoria, é preciso praticar. Para tanto, vale a pena criar simulações com provas de residência dos anos anteriores. Dessa forma, você ganha mais confiança para quando fizer a prova.

Monte o currículo

Essa dica está voltada especialmente para quem vai precisar fazer a terceira etapa da residência, mas não exclusivamente, já que um bom currículo é algo necessário. Considere todas as experiências tidas ao longo da sua formação, bem como estágios, iniciação científica e até mesmo presença em congressos da área.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário