Um orçamento familiar é um plano para a entrada e saída de dinheiro da sua família durante um determinado período de tempo, como um mês ou ano. Por exemplo, você pode almejar certos valores ou porcentagens de sua renda mensal combinada para ir para várias despesas, como mantimentos, bem como para economizar, investir e pagar dívidas.
Muitas pessoas simplesmente gastam sua renda sem serem intencionais,mas você pode decidir como alocar esse dinheiro para que funcione para você.
Qualquer pessoa tem a oportunidade de criar riqueza para elas mesmas e criar liberdade financeira, mas precisará ter uma estratégia em torno disso. Não pode simplesmente improvisar.
Por isso é interessante ter um plano para seu crescimento, e nada melhor que um bom orçamento para isso.
Qual a importância de ter um orçamento mensal?
O orçamento evita que você gaste demais – pessoas que não seguem um orçamento mensal geralmente acabam gastando mais do que deveriam. Elas acabam não sendo capazes de controlar seus gastos. Para piorar a situação, podem chegar a pedir dinheiro emprestado de amigos ou outras pessoas para cobrir suas despesas.
Dá a você controle sobre seu dinheiro – o dinheiro não deveria controlar você. Você é quem deve estar no controle de seu dinheiro.Ter o controle de suas finanças é mais desafiador sem um orçamento. Se seus gastos forem planejados, você não precisará fazer ajustes repentinos.
Também pode ser útil para avaliar se a renúncia a uma compra vale o sacrifício para alcançar coisas cada vez maiores. Um exemplo seria desistir de seu café diário na cafeteria por um objetivo de longo prazo de sair de férias ou investir em um imóvel .
É a chave para alcançar metas financeiras – seja a curto ou longo prazo, todos nós temos objetivos financeiros. Todos nós temos algo que queremos adquirir com nossa renda. Não ter um orçamento pode dificultar o alcance de sua meta financeira. Pode demorar mais para você chegar lá.
Imagine tentar economizar para comprar um carro enquanto tenta se livrar das dívidas porque está acostumado a gastar demais. Sem um orçamento mensal, é mais difícil concentrar seu dinheiro nas coisas que são mais importantes.
Despesas x Gastos
A próxima coisa a fazer é separar gastos de despesas.
Despesas essenciais incluem coisas como pagamentos de aluguel, contas de serviços públicos e mantimentos, materiais escolares para crianças, etc. Todos os fundamentos de que você precisa para viver.
Os itens não essenciais são os gastos e podem incluir assinaturas de televisão, academias, dinheiro gasto com comida para viagem ou passeios sociais.
Some todas as suas despesas essenciais e compare com sua receita total. Se sua receita ultrapassar suas despesas, isso é ótimo! Qualquer quantia restante pode ser usada para gastos não essenciais, renda disponível ou para poupança.
Se sua receita não cobrir seus gastos essenciais, você pode ver se há alguma maneira de reduzir suas contas e despesas. Outra ideia poderia ser encontrar maneiras de ganhar dinheiro extra adicionalmente.
5 dicas de ouro
Agora que você sabe a importância de fazer um orçamento familiar, veja como isso pode ser feito em 5 passos simples.
Faça uma reunião em família
Faça uma reunião de família para discutir finanças. Se você nunca fez uma reunião de família antes, este é um bom momento para começar. Pode não ser o assunto favorito de todos, mas é importante.
No final das contas, seus filhos e seu cônjuge ficarão felizes por você os ter incluído na discussão. Outra dica sobre a reunião – tente chamá-la em um momento que não prejudique os planos dos demais membros.
Defina despesas e gastos
Reúna todos os seus documentos, incluindo recibos de pagamento, contas, extratos bancários e assim por diante. Tudo que mostra dinheiro entrando ou saindo.
Em seguida, você deve examinar tudo para ter uma ideia de para onde seu dinheiro está indo. Anote todas as suas despesas, onde está sendo gasto o seu dinheiro? Tente não deixar nada de fora.
Aqui está um exemplo de coisas que você pode incluir em sua lista:
- Aluguel
- Eletricidade
- Gás
- Água
- Banda larga
- Celular
- Assinatura de TV
- Mercearias
- Imposto Municipal
- Custos de funcionamento do carro
- Seguro (carro / casa / vida)
- Reembolsos de dívidas
- Netflix / Amazon / Sky
- Clubes infantis (dança / natação /judô etc.)
- Comer fora / comida para viagem
- Academia
- Novas roupas
- Presentes
- Feriados
Em seguida, faça o mesmo com sua renda. Que fontes de renda você tem? Inclui todos os salários de membros da sua família, pensão para filhos, outros benefícios e qualquer fonte de renda extra.
Registre tudo em uma planilha
Feito esse levantamento, é hora de registrar tudo em uma planilha. Crie uma facilmente no excel e deixe tudo muito organizado. Isso vai ser indispensável na hora de definir o que permanece e o que vai sair da rotina da família.
Depois de tudo registrado, conversem e discutam sobre quais gastos podem ser retirados e quanto de dinheiro você deverá economizar com isso. Nessa planilha deve conter também as datas de pagamento de cada despesa fixa, os valores de cada uma e por quanto tempo ela vai fazer parte do planejamento.
Estabeleça metas
Enquanto você faz seu orçamento, deve pensar sobre quaisquer metas financeiras que você possa ter. Isso pode ser qualquer coisa, mas alguns exemplos podem ser comprar uma casa de família, saldar dívidas, planejar um feriado.
Você pode então incorporar essas metas em seu orçamento, o que pode ajudá-lo a descobrir como alcançá-las.
Crie algumas metas financeiras realistas; isso lhe dará algo em que trabalhar e o ajudará a cumprir seu orçamento.
Siga o planejamento
Finalmente, o último passo e também o mais difícil: seguir os planos! Todo o seu esforço precisa ser recompensado no final e sem seguir o planejamento você nunca alcançará o objetivo.
Portanto, antes de fugir do orçamento pense em tudo de ruim que isso pode significar para sua família. Aja de tal forma que suas atitudes sirvam de exemplo e inspiração para os outros membros da família.