1. Liderança
Como homens cristãos, nossa idéia de liderança deve ser liderança servidora. Jesus nos diz em Mateus 20: 26-28:
“Quem quiser ser grande entre vocês deve ser seu servo, e quem quiser ser o primeiro deve ser seu escravo, assim como o Filho do Homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate para muitos. “
Tantas pessoas com quem converso ou vejo nas mídias sociais querem falar com grandes multidões, têm um grande número de seguidores e uma vasta influência. Queremos ser líderes sem nunca sermos liderados. Nossa geração não aceita bem os conselhos de outras pessoas. Pessoalmente, posso dizer que enfrentei a raiva de vergonha várias vezes porque me ofereceram conselhos ou críticas construtivas. Não gostamos de ouvir a sabedoria dos cristãos mais velhos que passaram mais tempo caminhando com Jesus do que respirando. Isso é tolice.
“A sabedoria está com os idosos e a compreensão em dias” (Jó 12:12). Deveríamos estar acolhendo a sabedoria e desejando críticas construtivas. “Escute os conselhos e aceite a disciplina, e no final você será contado entre os sábios” ( Provérbios 19:20).
Invista seu tempo nos outros. Faça discípulos e seja discipulado. A sabedoria é como água para as suas raízes, você precisa que ela cresça. Não se impeça de crescer em seu relacionamento com Jesus e com os outros. Se você quer liderar, sirva. Siga o exemplo que nos foi dado pelo maior líder que temos em Jesus.
2. Humilde
Quero esclarecer isso, humildade não é o mesmo que se abater.
Humildade não é pensar menos de si mesmo, é pensar menos de si mesmo. Tenho certeza que você já ouviu isso.
A humildade está morrendo de si mesma: “Fui crucificado com Cristo, e não sou mais eu quem vive, mas Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo na carne vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim ” (Gálatas 2:20).
É um processo contínuo, temos que nos esforçar diariamente. Cristianismo e orgulho não andam juntos. As pessoas associam os jovens ao orgulho, vamos quebrar esse estereótipo. Deus se opõe aos orgulhosos e dá graça aos humildes (1 Pedro 5: 5). Sejamos uma geração de jovens cristãos humildes.
3. Ética no Trabalho
Ouça, isso é tão importante. Trabalhar duro.
“Faça o que fizer, trabalhe com todo o coração, como se estivesse trabalhando para o Senhor e não para as pessoas” (Colossenses 3:23).
A ética do trabalho se aplica a todos os aspectos da sua vida. Por alguma razão, nossa geração não está interessada em colocar o trabalho necessário para obter os resultados desejados. Levante-se antes das 8 horas da manhã, ore, entre na Palavra e comece o seu dia. Mova-se e seja produtivo. Se você quer namorar uma garota, arrume um emprego. Nós namoramos um casamento, esse relacionamento não irá bancar a si próprio e esse anel terá que ser pago se chegar a esse ponto.
Lutando com pornografia? Não há meio termo. Você tem que trabalhar duro para matar isso ou isso vai matar seus relacionamentos. Você tem que invadir os portões do céu, você deve fazer guerra contra ele. Não importa como sua vida seja dia a dia, verifique se você está trabalhando duro todos os dias nas coisas que realmente importam.
4. Amor
Ame a Jesus e ame as pessoas. O mesmo amor que resgatou você e eu precisa ser compartilhado com o mundo. Seja a luz do mundo, seja uma cidade em uma colina Mateus 5:14. Sou grato por não sentir a necessidade de gastar muito tempo nisso. Por quê? Porque se há uma coisa que eu acho que os jovens cristãos desta geração têm uma sólida compreensão, é o amor. E enquanto tivermos isso, seremos capazes de descobrir o resto.