Provavelmente você já sofreu com alguma dor muscular que atrapalhou o seu dia e foi um verdadeiro incômodo, de modo a ser necessário algumas massagens para dores musculares. Essas dores são causadas por tensões acumuladas na rotina, criadas no trabalho, no trânsito ou até mesmo na realização de atividade física de forma inadequada. Erros posturais também colaboram para que as fibras musculares fiquem tensas, contraindo-se e sofrendo pequenas lesões.
Nessas situações, uma das melhores formas de combater a dor é recorrer às massagens. Quem tem uma banheira de hidromassagem em casa sabe como ela pode ajudar no alívio da dor, mas existem outras formas de aproveitar os benefícios dessa técnica no dia a dia. Portanto, entenda melhor no texto abaixo.
Massagem terapêutica
Uma das mais efetivas maneiras de aliviar os incômodos causados pelas dores musculares é recorrer a uma massagem terapêutica. Basicamente, esse procedimento é uma massagem localizada, realizada por um profissional especializado na área, que visa recuperar, de forma gradual, a zona afetada pela dor.
Esse método é excelente para curar a dor, que pode ter diversas causas. Postura inadequada, estresse, contraturas musculares e esforços repetitivos são alguns dos fatores que colaboram para o surgimento desses incômodos. Com a realização frequente desse tipo de massagem, é possível obter os resultados desejados.
No procedimento, o profissional utiliza óleos e técnicas que envolvem pressão, manipulação muscular e fricção com os dedos e as mãos. Com isso, o paciente sente os efeitos do relaxamento e otimiza-se o bem-estar físico geral.
A massagem terapêutica ajuda na prevenção e no tratamento de problemas ligados a dores musculares, enxaquecas, tensão nervosa, estresse, edemas, espasmos musculares e tendinites. Ela também é muito útil em situações que envolvam dores reumáticas, entorses, cãibras, lombalgias, contraturas e até mesmo depressão.
Os benefícios desse tipo incluem o aumento da flexibilidade, redução da fadiga e sensação de cansaço, aumento da circulação sanguínea e também da qualidade do sono. Melhoria da mobilidade e na amplitude de movimento, assim como relaxamento dos músculos, também são vantagens dessa técnica.
Automassagem
Quem não pode fazer uma massagem com um profissional pode recorrer à automassagem, na qual a própria pessoa aplica as técnicas para aliviar a dor. Nessas situações, é indispensável ter em mãos um óleo essencial, uma vez que ele penetra na pele rapidamente e cumpre uma função específica. Na falta dele, pode-se utilizar creme ou óleo de coco.
Assim, se a dor está localizada nos pés, a pessoa deve sentar em uma cadeira, deixando as coxas afastadas do assento. Os movimentos de massagem devem ser feitos do calcanhar em direção aos dedos, utilizando óleo essencial ou creme hidratante, que tem a vantagem de hidratar e aliviar a dor.
Ademais, para tensões no pescoço, deve-se fazer movimentos no músculo “trapézio”, que fica localizado na junção do pescoço com o tronco em ambos os lados. Aqui, os movimentos devem ser circulares, o que ajuda a aliviar toda a região e não apenas um ponto específico. Já para dor na lombar ou nos glúteos, deve-se deitar com a barriga virada para baixo e fazer movimentos circulares com uma bolinha de tênis na região afetada, o que pode auxiliar no alívio da dor.
Acessórios são aliados
Inclusive, existem alguns acessórios que podem tornar a automassagem mais fácil e ajudar a obter melhores resultados. Por exemplo, rolo e bola de massagem são úteis por serem simples de levar para qualquer lugar, serem fáceis de usar e ajudarem a liberar a tensão de áreas como pulsos, mãos, pernas e pés. Então, tudo o que é preciso é rolá-los sobre o músculo dolorido.
Outro acessório que ajuda no combate à dor é o bastão de massagem, sendo que ele funciona de forma semelhante ao rolo. Este pode ser pressionado no músculo tensionado ou dolorido e, como ele tem rolos de rotação independentes, é possível suavizar a região e aliviar os nódulos musculares. Pois, ele é tão eficaz para uma boa noite de sono quanto os óleos essenciais.
Por fim, há ainda o massageador elétrico portátil, que oferece massagem circular e orbital com diferentes intensidades. Sendo um equipamento leve e fácil de segurar, pode-se aliviar as dores de qualquer parte do corpo, incluindo braços, barriga e até culote.